O DATAJOVEM-AL é uma pesquisa inédita no Brasil realizada através de uma parceria do Laboratório das Juventudes (LABJUVE), grupo de pesquisa sediado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, com as seguintes secretarias de Estado: Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
A pesquisa integra o Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento de Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). O principal objetivo é traçar um perfil detalhado da juventude alagoana e fornecer um conjunto de evidências científicas para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, dessa forma, um melhor direcionamento do investimento público destinado para este segmento da população.
Buscando garantir uma representatividade amostral satisfatória, foram aplicados 2.400 questionários (margem de erro de 2 p.p e grau de confiança de 95%) em todo o Estado. A aplicação dos questionários foi realizada de acordo com a distribuição sócio-demográfica a partir de variáveis de sexo, idade, grau de instrução e renda, com distribuição territorial urbana e rural, nos 102 municípios do interior e, no caso da capital, com distribuição territorial nas 8 regiões administrativas.