APA do Catolé e Fernão Velho

A APA do Catolé e Fernão Velho possui uma área de 5.415 hectares, onde abrange os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

A Unidade de Conservação foi criada pela Lei n°. 5.347/1992, com o objetivo de preservar as características dos ambientes naturais e ordenar a ocupação e o uso do solo. A área tem considerável importância abrangendo também remanescentes da Mata Atlântica e e detentora de um rico manancial que abastece 30% da cidade de Maceió.

O bioma predominante é o da Mata Atlântica, de ecossistemas variando da floresta ombrófila ao manguezal.

O principal rio existente dentro da APA do Catolé é o Rio Mundaú, o qual deságua na Lagoa de mesmo nome. Outro rio que ocorre é o Satuba além de alguns riachos, tais como o Riacho Carrapatinho. Destaca-se o Açude do Catolé, o qual faz parte do Sistema de Abastecimento de água de Maceió.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS Forte pressão da expansão urbana, com predominância de atividades de pecuária. Também se caracteriza por ser um corredor cultural do distrito de Fernão Velho.

Principais problemas

Dentre os problemas que ocorrem na APA, destacam-se o desmatamento, ocupações irregulares, poluição hídrica e queimadas.

AÇÕES NA APA DO CATOLÉ As ações ambientais promovidas pelo IMA na APA do Catolé e Fernão Velho abrangem um monitoramento periódico da sua área e entorno. As ações mais comuns realizadas na APA compreendem o combate a queimadas, desmatamento e despejo de resíduos sólidos. Dentre ações de destaque, citamos a paralisação de atividades legalmente proibidas na APA como a extração de areia por meio de dragas, que foi acompanhada pelo Ministério Público Federal e compõe um TAC entre o IMA, MPF, IBAMA, DNPM e os donos das dragas.

O envolvimento de parceiros que atuam dentro da APA é outra ação de destaque. Associação de moradores como Fernão Velho, Santos Dumont, a Fábrica Carmem, ONG’s ambientais, SEMPMA, CASAL e Batalhão Ambiental compõem parceiros importantes na gestão da Unidade

Fonte: http://www.ima.al.gov.br/unidades-de-conservacao/uso-sustentavel/apa-do-catole-e-fernao-velho/

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte Instituto do Meio Ambiente de Alagoas
Autor Instituto do Meio Ambiente de Alagoas
Mantenedor Instituto do Meio Ambiente de Alagoas
Versão 1.0
Última Atualização 25 de Janeiro de 2023, 09:11 (BRT)
Criado 1 de Março de 2021, 11:27 (BRT)
Granularidade Geográfica Estadual
Periodicidade de Atualização Sob demanda
Tipo de conteúdo Publicação, geoespacial