ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da Organização das Nações Unidas ponto focal para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos. Seu mandato é trabalhar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável, com o objetivo de proporcionar moradia adequada para todas e todos.

O Projeto “Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada” (conhecido como Visão Alagoas 2030) é uma cooperação técnica entre o ONU-Habitat e o Governo de Alagoas, voltada ao desenvolvimento de estratégias e soluções integradas para uma prosperidade urbana sustentável e inclusiva no estado.

Presente em Alagoas desde 2017, o Visão Alagoas 2030 tem somado esforços para produzir dados qualificados e diagnósticos para uma melhor compreensão dos espaços urbanos do estado, dando especial ênfase para os assentamentos precários de Maceió, além de propor estratégias de ação para o estabelecimento ou aperfeiçoamento de políticas públicas, planos e programas estaduais.

Em sua segunda fase (2021-2023), o Visão Alagoas 2030 vem abordando novas áreas de políticas públicas e dando continuidade à implementação de soluções formuladas na primeira fase. Os produtos estão agrupados em três eixos norteadores, que buscam posicionar Alagoas na rota das agendas globais de desenvolvimento urbano: (i) Dados e Informações: apoio em análises, monitoramento e coletânea de narrativas; (ii) Estratégias e Soluções: construção de diretrizes, planos e propostas para políticas públicas; e (iii) Capacidades e Oportunidades: promoção de capacitações, intercâmbios e parcerias.

Mais informações disponíveis em: http://visaoalagoas2030.al.gov.br/