[1ª fase] 2. Grotas - Mapa Rápido Participativo (2. Mapas de Indicadores)

Documentos elaborados entre 2018 e 2019 pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Sinc/SEPLAG) no âmbito da primeira fase do projeto Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada.

Este projeto foi estruturado em 5 Resultados:

  • Resultado 1: Conhecimento fortalecido sobre a identificação de oportunidades e potenciais áreas de intervenção e formulação de políticas informadas em áreas estratégicas, utilizando índices apropriados e mecanismos de mensuração para monitoramento e análise situacional;

  • Resultado 2: Conhecimentos e capacidades fortalecidas para a melhoria e prevenção de favelas e melhoria das condições de vida dos habitantes das grotas;

  • Resultado 3: Maior segurança nos espaços públicos de Maceió;

  • Resultado 4: Financiamento público e iniciativas econômicas locais melhoradas;

  • Resultado 5: Capacidade fortalecida das instituições e dos servidores diretamente envolvidos na formulação e implementação de políticas e programas urbanos.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o perfil do ONU-Habitat.

Tema e objetivos

Os documentos deste conjunto de dados foram produzidos no escopo do Resultado 2 - Conhecimentos e capacidades fortalecidas para a melhoria e prevenção de favelas e melhoria das condições de vida dos habitantes das grotas e tiveram como objeto de estudo os assentamentos precários localizados nas grotas de Maceió.

Grota é o termo popularmente utilizado em Maceió para as favelas localizadas nas formações geográficas características da geomorfologia da cidade. As grotas de Maceió são ravinas ou vales sinuosos que cortam todo o território das cotas mais altas do município – o chamado “tabuleiro” – e que funcionam como calhas naturais de escoamento de águas pluviais que caem nessa região e seguem para a planície litorânea e lagunar localizadas nas cotas mais baixas da cidade. Por terem esse papel ambiental fundamental, constituem-se como territórios sensíveis e estratégicos para a cidade.

Descrição dos dados deste conjunto

Os documentos constantes neste conjunto são os Mapas de Indicadores dos Mapas Rápidos Participativos (MRPs) das grotas de Maceió.

O MRP é uma metodologia de pesquisa qualitativa de produção de dados primários sobre as condições urbanas de assentamentos precários baseada em um processo sistemático de mapeamento de precariedades que visa ressaltar similaridades e diferenças dentro de um mesmo assentamento e entre assentamentos diferentes.

Numeração dos Mapas de Indicadores temáticos:

Mapa 1 - Sinalização das vias e serviços postais

Mapa 2 - Infraestrutura para mobilidade

Mapa 3 - Transporte

Mapa 4 - Padrão Construtivo das Moradias

Mapa 5 - Água

Mapa 6 - Esgoto

Mapa 7 - Drenagem

Mapa 8 - Coleta de Lixo

Mapa 9 - Energia elétrica

Mapa 10 - Iluminação pública

Mapa 11 - Condições Gerais

Data e Risorse

Informazioni addizionali

Campo Valore
Origine http://visaoalagoas2030.al.gov.br/
Autore ONU-Habitat Brasil
Manutentore Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc/SEPLAG)
Ultimo aggiornamento Novembre 11, 2023, 10:55 (BRT)
Creato Dicembre 7, 2020, 15:40 (BRT)
Granularidade Geográfica Municipal
Periodicidade de Atualização Sob demanda
Tipo de Conteúdo Mapas, dados e informações.